
Queridos irmãos e amigos,
Louvamos ao Senhor pelas orações, carinho e envolvimento com nossas vidas e ministério. Gostaríamos de compartilhar com vocês sobre 6 áreas que são motivo de louvor e também orações.
.
Ásia Central
Recentemente tive o privilegio de colaborar ministrando seminários para algumas equipes missionárias na Ásia central. Famílias preciosas investindo tempo e energia em regiões inóspitas. Algumas habitam vilarejos em distantes montanhas enfrentando invernos que chegam a 30 graus abaixo de zero. Esta é uma região do mundo formada por altas montanhas sendo mais de 90% da população de confissão islâmica e as ações evangelizadoras sofrem sanções. Países como o Cazaquistão, Uzbequistão e Tadjiquistão possuem uma Igreja ainda incipiente, basicamente formada por pequenos grupos que se reúnem em casas. Há algumas poucas igrejas evangélicas oficialmente reconhecidas pelo governo, porém com igual limitação para qualquer comunicação do evangelho fora dos locais e horários autorizados para suas reuniões.
.
Por outro lado, ao passo que a situação se torna cada vez mais restrita para a presença missionária externa, os crentes locais têm se levantado em muitos lugares com coragem e determinação para espalhar o evangelho. O povo, alegre e hospitaleiro, usa este ambiente relacional para partilhar de Jesus. Um pastor, em um destes países, partilhou como sua pequena igreja, sob constante vigilância, desenvolveu o alvo de evangelizar 1 milhão de pessoas. A cada culto eles recitam juntos a visão da comunidade: “... ser uma ferramenta de evangelização para 1 milhão de pessoas em nosso país”.
.
Oremos por proteção do Alto bem como por coragem e oportunidades para anunciarem o evangelho. Também por amadurecimento na Palavra visto a incipiente Igreja possuir pouca literatura bíblica disponível e poucos líderes com melhor preparo.
.
Família
Tivemos que remanejar nossos compromissos para cuidar de um problema de saúde que Ronaldo tem enfrentado, aparentemente neurológico, devido às malárias do passado. Os episódios mais constantes e quase diários têm gerado desconforto e estaremos procurando dedicar estes próximos meses no segundo semestre para nos concentrarmos no tratamento e também diminuir o ritmo das atividades. Márcio e Isaura Schmidel bondosamente estarão assumindo a liderança da equipe Amanajé durante este tempo, o que será de ótima ajuda para nós.
.
Agradecemos as orações por boa direção para o diagnóstico bem como tratamento.
.
Amanajé – Amazônia
O Projeto Amanajé vai bem para a glória de Deus. Atualmente os 41 missionários atuam em 12 etnias com ênfase no plantio de igrejas, desenvolvimento de projetos sociais e treinamento de liderança indígena local. Louvemos a Deus pelo encontro indígena que tem ocorrido nestes dias na região de Santa Isabel com centenas de pessoas reunidas de diversas etnias sobre a iniciativa do CONPLEI – Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas. Logo após o encontro haverá mais um módulo do CBMI – Capacitação Bíblica Missionária Indígena – liderada pelo Amanajé que visa a capacitação de líderes indígenas locais.
.
Oremos pela conclusão de três projetos de construção: casa de apoio missionário, igreja Aruak e ponto de apoio para ministério multicultural, todos em São Gabriel da Cachoeira. Oremos pelo amadurecimento da liderança indígena nas igrejas já plantadas (Tukano, Aruak, Multicultural em Santa Isabel, Ticuna em Manaus e Multicultural no rio Cuieiras).Oremos por Crislaine e Cíntia que estão grávidas, por alguns da equipe que estão enfermos e em tratamento. Especialmente por segurança para muitos que viajam ao longo dos rios neste meio de ano.
.
Oremos sobretudo pelo encorajamento do Senhor para missionários e irmãos indígenas de diversas organizações e igrejas que enfrentam oposições ao anunciar o evangelho de Cristo.
.
Konkombas – África
Temos boas notícias da Igreja Konkomba que está motivada com a evangelização dos agrupamentos ainda não alcançados no país vizinho, Togo. Os exemplares publicados do Novo Testamento Konkomba-Limonkpeln se esgotaram e estamos agora envolvidos com a revisão necessária para a publicação de mais uma tiragem. Nesta revisão planejamos definir terminologias que facilitem a comunicação junto aos clãs que estão sendo evangelizados no Togo. Dambá, um irmão Konkomba, presbítero da igreja de Nabukorá em Gana, está encarregado da coleta do material para revisão e faremos o restante do trabalho aqui no Brasil. Labuer, pastor Konkomba encarregado de boa parte do trabalho ali, escreveu meses atrás dizendo que “... o povo lê a Palavra de Deus com alegria. Muitos se entregaram ao Senhor ouvindo ou lendo a Sua Palavra. Fazem também cânticos recitando a Palavra. A Igreja está se fortalecendo e muitos que se converteram bem jovens estão hoje assumindo a liderança em muitas igrejas. O poder da Palavra de Deus é visível... motivo pelo qual precisamos também levar a Palavra até as aldeias do Togo”.
.
Oremos por sabedoria para o trabalho de revisão, em Gana e aqui no Brasil no segundo semestre. Pela publicação de mais 3.000 exemplares de Novos Testamentos.
.
Instituto Antropos - Pesquisa
Temos coordenado a revisão do banco de dados da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras) com respeito às etnias indígenas. Adriano (CONPLEI), Cassiano (SEPAL), Beti (AMIDE) bem como Ricardo (Missão Novas Tribos do Brasil) têm juntado forças no intuito de termos o material disponível em uma ferramenta de pesquisa online até setembro onde poderão ser vistas as etnias por região, língua, população, presença de projetos sociais etc. As pesquisas de campo bem como as capacitações para pesquisadores indígenas realizadas pelo Instituto Antropos nos últimos meses têm produzido ótimas informações que serão úteis a esta atualização e ao trabalho missionário. O Departamento para Assuntos Indígenas da AMTB, dirigido por Rocindes (Asas de Socorro) e Edward (Missão Novas Tribos do Brasil) está promovendo um Fórum em setembro que irá revisar e oficializar estes dados, bem como colocá-los a disposição para informação e pesquisa. O material organizado de forma zelosa e criteriosa pelo missiólogo Paulo Bottrel é a base deste trabalho de revisão.
.
Oremos para que o programa bem como o processamento de todos os dados sejam devidamente concluídos para o Fórum indígena em setembro.
.
Publicações
O livro Antropologia Missionária que lançamos em Português está agora traduzido para o Inglês (Missionary Anthropology) pelo precioso trabalho de David Philips. Está sendo organizado em forma de E-Book que estará disponível de forma gratuita para auxiliar missionários de fala Inglesa. Também está sendo concluída em Inglês a tradução do livro Plantando Igrejas (Church planting,) um E-book com o mesmo intuito de auxílio missionário. Vários materiais em Português e alguns em Inglês poderão ser acessados no www.instituto.antropos.com.br bem como www.ronaldo.lidorio.com.br.
..
Agradecemos suas orações, todo o encorajamento e apoio ao longo destes anos.
..
Em Cristo Jesus, Senhor nosso,
..
Ronaldo e Rossana
APMT - WWW.APMT.ORG.BR
AMEM - WWW.AMEM.ORG.BR
Postar um comentário